0
Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Aumento da Conta de Luz
25
ago

Aumento da Conta de Luz – O que fazer?

Atualmente temos percebido um aumento da conta de luz e isso não é nada bom. Isso acontece por causa dos […]

mulher nadando representando como aquecer uma piscina
18
fev

Como aquecer uma piscina com aquecedor a gás: confira as dicas!

Nada melhor do que uma piscina quentinha para relaxar! Por isso, aquecê-la pode ser uma ideia muito boa para as […]

Como funciona o aquecedor a gás: guia definitivo

Publicado em 23 de abril de 2020

como funciona o aquecedor a gás

Uma solução moderna e que ajuda na economia da conta de energia. Você sabe do que estamos falando? Nos referimos ao principal concorrente dos tradicionais chuveiros elétricos: os aquecedores a gás. Disponíveis no Brasil há alguns anos, esses equipamentos ainda despertam algumas dúvidas e inseguranças nas pessoas. Por isso, preparamos um conteúdo bem especial explicando melhor como funciona o aquecedor a gás. Se está pensando em investir nesse aparelho, acompanhe a leitura que mostramos todas as suas características.

Como funciona o aquecedor a gás

Essencialmente, o aquecedor a gás apresenta um funcionamento semelhante ao de um fogão. Eles possuem um queimador que é envolvido por uma serpentina, por onde circula a água a se esquentada. Os seus queimadores funcionam como a boca de um fogão, mas muito mais potentes. Conforme a água passa pela serpentina, ela gradualmente é aquecida por esse fogo.

É importante mencionar que os aquecedores a gás têm um componente conhecido como fluxostato. Ele desempenha um papel fundamental, uma vez que detecta o fluxo de água e passa o comando para o aquecedor liberar gás ao mesmo que uma faísca é acionada para acender o fogo.

Ficou confuso? Explicamos melhor: quando você abrir o registro de água quente (ela normalmente vem da caixa d’água), a água entra de um lado do aquecedor a gás, acionando o fluxostato que, por sua vez, acende a chama. Assim, ela é aquecida e garante um banho quentinho para você e sua família.

Tipos de gás usados no aquecedor

Como vimos acima, o equipamento funciona a partir do uso de gás. Portanto, ele pode operar com os dois tipos amplamente usados: o gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP).

O gás natural é conhecido como gás encanado e, em São Paulo, ele é fornecido pela COMGÁS. Em relação ao GLP, ele é menos conhecido, afinal não está disponível em todos os lugares. Já o gás liquefeito de petróleo é um produto que deriva, como o próprio nome indica, do petróleo. Esse é o mais usado no Brasil, uma vez que estamos falando do popular botijão de gás.

Um detalhe importante: cada tipo de gás exige um aquecedor a gás equivalente, já que não há equipamentos que trabalham com ambas opções. Por isso, quando for comprar o seu aquecedor, atente-se ao tipo de gás de sua residência.

Aquecedor a Gás Mecânico x Aquecedor a Gás Digital

Quando você começar a busca por aquecedores a gás, encontrará duas opções: o aquecedor a gás mecânico e o aquecedor a gás digital. Os dois cumprem bem o seu papel, mas como o nome indica, o digital é mais moderno e traz alguns aperfeiçoamentos.

Como funciona o aquecedor a gás mecânico

Nesses modelos, o controle da chama e o fluxo da água são feitos manualmente. Em outras palavras, para aumento o fluxo da água ou o tamanho da chama, você precisa regular o aquecedor por meio dos seus botões. O seu funcionamento é ainda mais parecido com o de um fogão.

Mesmo sendo mais simples, esse modelo tem uma grande vantagem: a maioria deles opera com pilhas, então, mesmo quando há queda de energia, você ainda terá um banho com temperatura agradável.

Como funciona o aquecedor a gás digital

O aquecedor digital é mais moderno que a opção anterior e possui uma chama que é regulada automaticamente por meio de uma placa eletrônica – que também controla o fluxo de água. Sendo assim, com este equipamento, a sua única preocupação é configurar a temperatura desejada no display digital, e ele controlará o tamanho da chama e o fluxo da água.

O único porém neste equipamento é justamente o diferencial do mecânico: ele depende de energia elétrica para funcionar.

Onde comprar aquecedor a gás em São Paulo?

Se estiver procurando por aquecedor a gás em São Paulo, acesse nosso site e veja o catálogo de aquecedores que temos para a sua casa. Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso time de vendas e lhe ajudaremos nessa escolha.

Nos vemos no próximo artigo!