0
Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Aumento da Conta de Luz
25
ago

Aumento da Conta de Luz – O que fazer?

Atualmente temos percebido um aumento da conta de luz e isso não é nada bom. Isso acontece por causa dos […]

mulher nadando representando como aquecer uma piscina
18
fev

Como aquecer uma piscina com aquecedor a gás: confira as dicas!

Nada melhor do que uma piscina quentinha para relaxar! Por isso, aquecê-la pode ser uma ideia muito boa para as […]

Entenda como o inverno influencia no consumo do seu aquecedor a gás

Publicado em 8 de julho de 2020

chuveiro com aquecedor ao lado representando o consumo aquecedor a gás

Assim que o inverno chega, muitas pessoas já começam a pensar em adquirir um aquecedor a gás para suas casas. Realmente, esse é um equipamento excelente para trazer mais conforto no banho e também em outras situações, como na hora de lavar a louça. 

No entanto, especialmente nessa estação do ano, alguns hábitos influenciam diretamente no consumo do aquecedor a gás e também na conta. Nesse artigo, explicaremos melhor como essas variações baixas de temperatura podem impactar no seu bolso. Continue lendo!

Consumo do aquecedor a gás no inverno

Com a estação mais fria do ano, muitos começam a reparar no aumento da conta, seja pelo aquecedor a gás ou mesmo pelo chuveiro elétrico. Isso porque, como a temperatura do ambiente está mais baixa, costumamos tomar banhos mais quentes e até mesmo mais demorados. O problema é que esse conforto térmico possui um custo mais alto.

Além disso, há um fator que também interfere nessa conta que é a temperatura da água. Em dias mais quentes, a água pode chegar perto dos 20º, por isso não é necessário que o aquecedor trabalhe muito para fazê-la chegar a uma temperatura agradável.

Já nos dias frios, em que a temperatura da água pode chegar na casa dos 10º, para tomar um banho com a saída de 40º, por exemplo, o aquecedor a gás precisa produzir uma chama maior e mais intensa, consumindo mais gás e água. 

Dicas para economizar no consumo do aquecedor a gás

Existem alguns hábitos que adotamos no inverno que podem ser mudados para melhorar esse valor e não acabar pagando ainda mais caro na sua conta. Um deles é como escolher um aquecedor ideal para sua demanda. Confira outras dicas:

1. Banhos mais rápidos

Por mais que um banho quente seja maravilhoso no friozinho, não demore muito para sair do chuveiro. Isso não apenas prejudica sua conta, que vem muito mais alta, como também gasta um dos nossos principais recursos naturais que é a água. Imagine que em uma casa com 4 pessoas, por exemplo, ao invés de tomar um banho de 10 minutos, todos resolvam demorar 20. Isso já é um aumento de 100% no consumo do aquecedor a gás e também no seu custo. 

2. Observe vazamentos de gás

São poucas as situações em que o aumento da conta no inverno esteja relacionado com algum vazamento de gás, mas de qualquer forma é sempre bom ficar atento aos sinais. Além de prejudicar seu bolso no final do mês, esse tipo de escape pode causar acidentes graves. 

3. Realize manutenções preventivas

Assim como muitos outros equipamentos, os aquecedores a gás também precisam de manutenções periódicas para que continuem funcionando normalmente e regularmente. No procedimento, um profissional especializado da empresa contratada vai até o local, revisa todas as peças, regula o aquecedor corretamente e, caso necessário, faz as trocas e ajustes necessários. Além de ajudar na conta (caso esteja desregulado), essa manutenção é fundamental para aumentar a vida útil do produto. 


O que achou do nosso artigo sobre o consumo do aquecedor a gás durante o inverno? Você já coloca em prática essas dicas que sugerimos? Se gostou, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos para conferir muitas outras ideias!