0
Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Aumento da Conta de Luz
25
ago

Aumento da Conta de Luz – O que fazer?

Atualmente temos percebido um aumento da conta de luz e isso não é nada bom. Isso acontece por causa dos […]

mulher nadando representando como aquecer uma piscina
18
fev

Como aquecer uma piscina com aquecedor a gás: confira as dicas!

Nada melhor do que uma piscina quentinha para relaxar! Por isso, aquecê-la pode ser uma ideia muito boa para as […]

Instalação de Aquecedor a Gás: 5 dicas para não errar mais!

Publicado em 6 de maio de 2020

Instalação de Aquecedor a Gás

Antes de qualquer dica, precisamos reforçar: a instalação de aquecedor a gás não é uma tarefa simples e precisa ser feita por um técnico especializado. As dicas nesse artigo têm como objetivo te manter informado para quando esse processo for executado, e assim, ajudar na segurança da instalação.

Sem dúvidas, instalar esse equipamento corretamente é fundamental para que ele funcione adequadamente e de forma segura para você e sua família. Contudo, nem todo mundo sabe ao certo como essa etapa é realizada e os cuidados que devem ser seguidos. Comprou um aquecedor a gás e o técnico vai até sua casa instalá-lo? Confira então 5 dicas relacionadas ao procedimento que você deve se atentar durante o trabalho.

O que você precisa saber sobre a instalação de aquecedor a gás?

Estamos falando de um aparelho de alta tecnologia e que, além disso, utiliza o gás para funcionar. Ou seja, todo cuidado é pouco na hora de sua instalação. Saiba mais abaixo.

Instalação de aquecedor a gás deve ser feita por profissionais

Para você entender como isso é importante, a primeira dica refere-se ao começo do artigo: em hipótese alguma a instalação do aquecedor a gás pode ser feita sem apoio especializado. Por isso, quando escolher o seu equipamento, opte por aquecedores de marcas que ofereçam tanto a instalação quanto a manutenção; assim, evita-se dor de cabeça. Após a escolha, também é válido checar se há reclamações da assistência técnica no site Reclame Aqui.

Cuidado com a garantia de fábrica

Fazer a instalação do aquecedor sem ser pela rede credenciada coloca em risco a garantia de fábrica do aparelho – que pode ser de até 3 anos. Se você não solicitar a equipe credenciada, a garantia será de somente 90 dias.

Tipos de gás

Para quem está investindo nessa solução pela primeira vez, é comum um erro em relação ao tipo de gás a ser usado. Há duas opções: o gás liquefeito de petróleo (GLP ou gás de cozinha) e o gás natural (GN). Portanto, tenha certeza de qual é o tipo na sua residência para não ter que fazer a conversão após a compra do aquecedor.

Local de Instalação

O local de instalação do aquecedor deve ser escolhido com muito cuidado e seguindo algumas determinações legais. Primeiro, o ambiente deve ter ventilação permanente, como uma lavanderia. Além disso, a distância da janela é de no mínimo 40 cm, para assim, evitar o retorno dos ventos. Portanto, se um instalador sugerir colocar o aparelho no banheiro ou em um lugar sem janelas, questione-o na hora.

Detalhe importante: há um tipo de aquecedor a gás que pode ser colocado no banheiro, chamado de aquecedor de fluxo balanceado.

O aquecedor a gás não pode ser instalado em ambientes de difícil acesso – que precisem de escada ou locais muito apertados para manutenção. Ademais, a altura ideal é aquela em que você tem uma boa visualização do painel de indicações, uma vez que facilita a operação do dispositivo.

Vale ressaltar: se o seu aquecedor for mecânico por exaustão natural, ele não deve ser instalado nos apartamentos mais altos ou de frente para o mar, já que os ventos fortes podem entrar pelo duto e apagar a sua chama. Além disso, o aquecedor a gás não pode ser colocado em locais que haja exposição ao sol e chuva, e nem perto a aberturas de aquecimento ou refrigeração.

Cuidado com itens inflamáveis

É fundamental que a parede onde o aquecedor será instalado seja de material incombustível, assim como o piso do local. Ou seja, evite materiais como: papel, borracha, tecido, madeira, etc.

Também é importante destacar que a área ao redor do aquecedor a gás deve ser livre de produtos químicos, de limpeza e combustíveis.

Onde comprar os melhores aquecedores a gás em São Paulo

Para garantir um equipamento de qualidade, a melhor opção é escolher a empresa certa! Aqui na Multi Aquecedores trabalhamos com os principais aquecedores do mercado! Os dispositivos que vendemos possuem a mais alta tecnologia e são a solução ideal para quem procurar aquecedor a gás em São Paulo.

Ficou interessado? Entre em contato e fale com um de nossos atendentes, assim, te ajudamos a escolher o aparelho certo.

O que achou do nosso artigo os cuidados na instalação de aquecedor a gás? Se gostou, compartilhe com seus amigos que estão precisando desta solução.

Nos vemos no próximo artigo!