0
Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Aumento da Conta de Luz
25
ago

Aumento da Conta de Luz – O que fazer?

Atualmente temos percebido um aumento da conta de luz e isso não é nada bom. Isso acontece por causa dos […]

mulher nadando representando como aquecer uma piscina
18
fev

Como aquecer uma piscina com aquecedor a gás: confira as dicas!

Nada melhor do que uma piscina quentinha para relaxar! Por isso, aquecê-la pode ser uma ideia muito boa para as […]

Manutenção preventiva aquecedor a gás: entenda a importância

Publicado em 16 de setembro de 2020

técnico realizando manutenção preventiva aquecedor a gás

Não existe nada melhor do que tomar um banho quente depois de um dia cansativo de trabalho. Ou até mesmo lavar a louça com água aquecida nos dias mais frios. Por isso, os aquecedores a gás se tornaram item indispensável para muitas famílias. 

Para que o seu equipamento não apresente problemas, defeitos e nem tenha sua performance reduzida, é fundamental realizar a manutenção preventiva do aquecedor a gás. 

Nesse artigo, explicaremos um pouco sobre a importância desse procedimento, os riscos que você pode evitar e também alguns detalhes para que seja feito da maneira correta. Continue lendo!

Manutenção preventiva: por que é importante?

Antes de tudo é importante entender como é feita a manutenção preventiva. Um profissional técnico irá até o local onde o aquecedor a gás está instalado e irá realizar uma revisão geral do equipamento. Serão observadas as suas condições, seu funcionamento, suas peças e o técnico pode, inclusive, realizar uma limpeza de aquecedor a gás.

Esse procedimento é fundamental para garantir o funcionamento adequado do aparelho e também para evitar acidentes. Existem diversos riscos que podem envolver um aquecedor a gás e a única maneira de identificá-los e se precaver é por meio da manutenção preventiva.

Riscos de não realizar essa prevenção

Se você decidir não realizar manutenção preventiva do aquecedor a gás, existem diversos problemas que podem acarretar seu equipamento e também a saúde e segurança da sua família, tais como:

  • Aumento das temperaturas: apresenta condições perigosas de uso;
  • Vazamento de monóxido de carbono: pode levar ao envenenamento;
  • Queima irregular do gás: danifica a câmara de combustão do equipamento;
  • Operação do aquecedor danificada: pode desligar, oscilar ou nem mesmo funcionar;
  • E até mesmo uma explosão por vazamento de gás por contato com chama.

Manutenção preventiva aquecedor a gás: como deve ser feita

Vale lembrar que a manutenção preventiva do aquecedor a gás só pode ser feita por profissionais especializados, treinados e capacitados. Você pode entrar em contato com uma assistência técnica ou com a própria loja que te vendeu o aquecedor (como é o caso da Multi Aquecedores: produtos de qualidade e manutenção de confiança).

Para que o procedimento seja adequado, agende uma visita com o técnico e, se perceber qualquer atividade diferente do seu aparelho, não se esqueça de avisá-lo. 

Alguns dos pontos que o profissional irá observar são:

  • Ventoinha
  • Display do aparelho
  • Limpeza do aquecedor a gás (interna e externa)
  • Ventilação
  • Barulhos
  • Troca de peças

A manutenção corretiva, que é aquela para consertar o aquecedor a gás depois que ele já apresentou problemas, se torna muito mais custosa e trabalhosa do que a preventiva. Por isso, não deixe de investir nesse cuidado com o equipamento e com a sua família. 


E aí, o que achou do nosso artigo sobre a limpeza do aquecedor a gás? Vai seguir essas dicas no próximo dia de faxina? Se gostou, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos para conferir muitas outras ideias!