0
Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
mulher nadando representando como aquecer uma piscina
18
fev

Como aquecer uma piscina com aquecedor a gás: confira as dicas!

Nada melhor do que uma piscina quentinha para relaxar! Por isso, aquecê-la pode ser uma ideia muito boa para as […]

equipamento em lavanderia representando o consumo médio de gás em apartamento
09
dez

Consumo médio de gás em apartamento: como economizar?

Comumente, uma das maiores preocupações das pessoas que investem em aquecedores a gás é como ficará o consumo médio de […]

Tipos de boiler: qual a melhor opção?

Publicado em 16 de dezembro de 2020

foto de um dos tipos de boiler instalado

Sabemos que nos dias mais frios não dá para tomar banho gelado, né? Então, imagine lavar a louça com aquela água fria. Se você não quer passar por esses desconfortos, é essencial investir em um bom sistema de aquecimento de água. 

Uma boa opção tanto para residências quanto para estabelecimentos é o boiler. Neste conteúdo, nós vamos te apresentar a diferença entre os tipos de boiler para que você escolha o ideal. Confira e escolha o melhor para você!

O que é boiler?

O boiler é um tanque ou reservatório térmico de água que pode aquecer ou apenas receber a água quente de outros equipamentos. Ele é como uma caixa d’água, porém tem um grande formato cilíndrico na horizontal ou vertical e possui diversos tamanhos, variando de 50 a 5000 litros. 

Além disso, ele serve para aquecer água de duchas, banheiras, torneiras, piscinas residenciais e de estabelecimentos comerciais, como academias, hotéis, centros de estética, chácaras, casas de campo e pousadas.

Tipos de boiler

Agora que você já sabe o que é boiler, saiba que existem 3 tipos de boilers principais disponíveis no mercado: a gás, elétrico e solar. Seja qual for o modelo, sua característica em comum será manter a água quente, apenas muda a forma como a água será esquentada.

Boiler elétrico

No boiler elétrico, o aquecimento da água é feito, como o próprio nome indica, por energia elétrica. Você programa a temperatura ideal que deseja e, assim que atingi-la, a resistência do equipamento é desligada, cortando o consumo de energia elétrica. Além disso, você também pode desligar quando não estiver em casa e só ligar quando for usar. 

Boiler a gás

O boiler a gás esquenta a água através da queima do gás, que pode ser GN ou GLP. Além disso, esse modelo opera de forma idêntica ao elétrico: quando o aquecimento da água atinge a temperatura programada, ele é desligado automaticamente – o que corta o consumo do gás. Sua vantagem é que é uma opção mais econômica que sua versão em energia elétrica, já que o gás é mais barato.

Boiler solar

Por fim, o boiler solar é a opção mais econômica, pois obtêm energia de forma sustentável. Suas placas solares que captam o calor do sol, aquecem a água que passa nos tubos de cobre e vai para o reservatório. Porém, o boiler solar precisa de um sistema a gás ou elétrico para o aquecimento d’água durante os períodos de pouco sol. Isso é chamado de sistema de apoio, para que a água quente nunca falte.

Benefícios de todos os tipos de boiler

Separamos as principais vantagens de ter um boiler. Confira:

  • Durabilidade;
  • Grande quantidade de água quente armazenada;
  • Banho quente e confortável para o uso com duchas;
  • Abastecimento de água para banheiras e duchas de hidromassagem;
  • Maior abastecimento de água quente para diversos pontos de saídas de água usados simultaneamente;

Vale a pena ter um boiler?

Existem diversas vantagens para quem deseja contar com um boiler, seja na sua residência, empresa ou comércio. Tanto no sentido de durabilidade, maior abastecimento de água quente e grande quantidade de armazenamento. No entanto, ele é uma opção melhor para grandes demandas. 

Vale ressaltar que ele é um equipamento grande e que possui custos mais altos tanto na compra, instalação, consumo e manutenção. Por isso, acaba não sendo a melhor opção em alguns casos.

Existem modelos de aquecedores que são mais em conta, mais compactos e tão eficientes quanto o boiler. Especialmente para quem busca aquecimento de água em casas ou apartamentos. O aquecedor a gás de passagem, por exemplo, garante todo o conforto para um banho quentinho e pode ser instalado em diversos pontos.


Gostou do nosso artigo sobre tipos de boiler? Curta e compartilhe com os seus amigos, especialmente para aqueles que planejam instalar um sistema de aquecimento a gás. 

Até a próxima! 🙂