0
Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Aumento da Conta de Luz
25
ago

Aumento da Conta de Luz – O que fazer?

Atualmente temos percebido um aumento da conta de luz e isso não é nada bom. Isso acontece por causa dos […]

mulher nadando representando como aquecer uma piscina
18
fev

Como aquecer uma piscina com aquecedor a gás: confira as dicas!

Nada melhor do que uma piscina quentinha para relaxar! Por isso, aquecê-la pode ser uma ideia muito boa para as […]

Vazão de Água – Qual é a sua influência na escolha de um aquecedor?

Publicado em 11 de junho de 2020

Vazão de Água

Quando o assunto é como escolher um aquecedor, existe um critério muito importante: a vazão de água. Esse item diz respeito à capacidade do aparelho em fornecer água quente, ou seja, quantos litros de água quente por minuto ele confere para os pontos de sua casa. O valor varia de acordo com o tipo de aquecedor, modelo e marca.

Os modelos de aquecedores mecânicos, geralmente, variam de 7 a 20 litros de vazão de água por minuto. Enquanto os digitais, variam de 12 a 46 litros por minuto. Para te ajudar, abaixo vamos explicar melhor como considerar a vazão na hora de escolher o seu aquecedor. Continue a leitura.

Vazão de Água: como saber a ideal para a sua casa?

Antes de qualquer dica, é preciso entender como analisar a sua necessidade de vazão de água. Isso depende basicamente do tipo e da quantidade de pontos de água quente que você tem na sua casa. No caso de residências, os pontos normalmente são resumidos às duchas e às torneiras.

Simplificando: para começar, contabilize a quantidade de banheiros na casa, uma vez que o aquecedor de água à gás é utilizado principalmente para o aquecimento da água de banho. Dessa forma, já sabemos a quantidade de duchas.

Para efeito de comparação, uma ducha costuma ter em média 10 litros de vazão por minutos. Contudo, como muitas casas também contam com torneiras de lavabos e pias com água quente, devemos considerar elas no cálculo. Torneiras padrões possuem vazão de cerca de 4 litros por minuto.

Ou seja, sabendo a quantidade de pontos de água e sua vazão correspondente, é muito mais fácil identificar a capacidade do aquecedor para a sua residência.

Cuidado para não comprar um aquecedor com capacidade errada

Certo, você analisou certinho a vazão de água dos pontos de água de sua casa, mas o que acontece se você usar mais água do que o seu aquecedor suporta? Essa é uma dúvida muito comum, e te explicamos agora.

A resposta é simples: a água sairá mais fria do que o configurado no aparelho. A queda será proporcional ao volume de água além do limite de vazão do aquecedor. Portanto, quanto mais água for demandada, mais fria ela ficará.

O que achou do nosso artigo sobre como a vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás? Se gostou, compartilhe com seus amigos que estão precisando desta solução.

Nos vemos no próximo artigo!